Alô alô turista que está com passagem comprada para viajar esse final de ano e já fechou o seu hotel, a partir de agora novas regras de hospedagem garantem diárias de 24 horas, com arrumação e higienização dos quartos inclusas na diária, não podendo ultrapassar 3 horas e sem cobranças à parte por esse serviço. Essa é a principal mudança.
As determinações foram estabelecidas pela Portaria nº 28/2025, do Ministério do Turismo (Mtur) e estão valendo em todo o País desde o início da semana. Outra alteração importante é a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes eletrônica (FNRH Digital) para pré-check-in, que já era obrigatória, porém antes era feita ainda no papel. A novidade adianta esse processo para os hóspedes e evita ainda mais a formação de filas.
Todas as mudanças previstas tem como meta melhorar o funcionamento do setor hoteleiro tanto para os hotéis quanto para os hóspedes. Ao fixar horários de entrada e saída, isso facilita o planejamento de ambas as partes; para o hóspede com suas programações de turismo e para os hotéis na parte de limpeza, higienização e organização dos quartos.
Dentro deste novo cenário, é importante também ressaltar que é de escolha dos estabelecimentos a cobrança de taxas para entradas antecipadas ou saídas postergadas dos hóspedes.
Foto: Magnus Nascimento