IMG_0131.jpeg
IMG_0027.jpeg Foto: paraiba.pb.gov.br
Compartilhe:

Museu que conta a história da Paraíba é nova opção para turistas

A capital da Paraíba, João Pessoa, tem uma nova atração para turistas e moradores: é o recém-inaugurado Museu da História da Paraíba. Localizado no antigo Palácio da Redenção, na praça dos três poderes, no centro de João Pessoa, o Museu reúne objetos históricos e obras de arte, totalizando 10 exposições.

Os visitantes podem ver registros cartográficos dos séculos XVI e XVII, que representam a antiga cidade de João Pessoa, ainda chamada de Frederica, durante a ocupação holandesa. Há também um espaço dedicado à Revolução de 1930, marcada pelo assassinato do então governador João Pessoa e pela ascensão de Getúlio Vargas, e outro espaço dedicado a Ariano Suassuna, além do acervo do Museu de Arte Assis Chateubriand, com obras de Cândido Portinari.

O Museu de História da Paraíba funcionaa de terça a domingo, das 09h às 17h. As visitas são em horários fixos: 09h, 11h, 13h e 15h. Para escolas, grupos de turismo ou grupos acima de 15 pessoas é necessário agendar.

Comentários


0 comentários para "Museu que conta a história da Paraíba é nova opção para turistas"

Deixe um comentário para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.

Notícias relacionadas


IMG_0103.jpeg
Cultura

Museu no Recôncavo Baiano é atração para moradores e turistas

O Museu do Recôncavo, Wanderley Pinho, foi completamente restaurado e reinaugurado. Instalado no antigo Engenho Freguesia, do século XVI, o museu conta com exposições multimídia, iluminação cênica e áreas renovadas. O investimento de aproximadamente R$ 42 milhões, incluiu o restauro das edificações, a urbanização do entorno, a implantação de um moderno sistema de segurança com 136 câmeras e a construção de um novo atracadouro, que permitirá o acesso também pelo mar. Localizado no coração do Recôncavo Baiano, às margens da Baía de Todos-os-Santos, o museu mostra entre casarões e ruínas, obras de arte e registros da escravidão que marcaram o ciclo do açúcar no Brasil. A nova fase, tem foco mais educativo e tecnológico, com foco na valorização das identidades que formaram o Recôncavo.  Quem visitar o museu nos próximos dias, pode conferir a nova exposição temporária “Encruzilhadas” reúne 40 artistas brasileiros e africanos, entre eles Mestre Didi, Pierre Verger, Rubem Valentim e Alberto Pitta. O acervo permanente, com 260 peças históricas, teve 141 itens restaurados, incluindo imagens sacras dos séculos XVII a XIX.

IMG_0129.jpeg
Viagens

Pertinho de Salvador, Camaçari é opção pra quem vai visitar a Bahia

A 50 km de Salvador, Camaçari tem 42 quilômetros de orla marítima, onde estão as praias do Paraíso (Guarajuba) e da Espera (Itacimirm), que receberam o selo Bandeira Azul, certificação internacional concedida a regiões litorâneas do planeta, pela qualidade ambiental e excelência em gestão costeira. Lá também está a famosa praia de Arembepe, reduto de hippies nos anos 1970, e o projeto Tamar, de preservação das tartarugas marinhas. Se você pretende visitar a cidade nessas férias, além das belezas naturais, trilhas, áreas para esportes aquáticos e deliciosa gastronomia, vai presenciar o projeto Verão Conectado, com serviços como segurança, saúde e energia e atividades de lazer. São cerca de 300 profissionais dedicados a garantir a estrutura para receber a demanda turística.

IMG_0155.webp
Viagens

Geoparque Seridó vai receber alto investimento em nova fase

Foi lançada a Fase II do projeto, que visa a ampliação dos investimentos voltados à estruturação do território, à promoção do turismo sustentável e ao fortalecimento da economia local nos seis municípios que integram o Geoparque Seridó. Reconhecido como Geoparque Mundial da UNESCO desde abril de 2022, a nova etapa é uma parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o Sebrae, que prevê um aporte de R$ 3 milhões a serem usados em 24 meses, distribuídos nas cidades de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas. O território do Geoparque vem passando pelo primeiro processo de revalidação da chancela internacional concedida pela UNESCO, que ocorre a cada quatro anos. Para isso  acontecer uma série de critérios relacionados à conservação da geodiversidade, educação ambiental, participação comunitária e desenvolvimento sustentável precisa passar por uma manutenção. Em entrevista a um jornal local de Natal, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, afirma que o apoio à iniciativa é coerente com o papel da instituição no estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento regional. Nessa mesma entrevista, o superintendente do Sebrae no RN, Zeca Melo, também fala que o novo investimento garante a continuidade dos projetos em andamento e reforça a estrutura do Geoparque diante das exigências internacionais. A atuação do Sebrae consiste num conjunto de ações que ultrapassa o turismo, integrando cadeias produtivas como mineração, energia, artesanato, agronegócio e economia criativa.

IMG_0130.webp
Viagens

Aracati: a combinação de belezas naturais e história

Aracati é uma cidade do Litoral Leste e Vale do Jaguaribe, no Ceará, onde o turista pode encontrar a combinação perfeita entre belezas naturais, opções de prática de esporte, lazer e rica história. Um dos destinos mais procurados é a Praia de Canoa Quebrada, muito conhecida por suas falésias vermelhas, dunas e lindas paisagens do pôr do sol. Além disso, o lugar oferece uma noite animada com bares, restaurantes e muita cultura. Na cidade também existem outras praias ideais pra quem procura mais tranquilidade entre as belezas naturais como Majorlândia, Quixaba, Lagoa do Mato, Fontainha e Retirinho. A prática de esporte náutico nas águas quentes do litoral aracatiense é um dos pontos altos, assim também como os passeios de buggy e quadriciclos, que fazem muito sucesso entre os turistas para explorar as dunas e falésias da região. Um espetáculo a parte fica para os passeios de barco, que proporcionam a experiência do encontro do rio com o mar. Para fechar esse roteiro turístico, os amantes de Cultura e História também podem desfrutar de uma oportunidade única, ao visitar a charmosa Rua Grande, no centro de Aracati, que conta com mais de 2500 equipamentos tombados como patrimônio histórico e cultural, com ruas de estilo colonial e casas preservadas.

IMG_0141.jpeg
Cultura

Baianos e turistas estão na expectativa para a lavagem do Bonfim

A Basílica de Nosso Senhor do Bonfim é um dos principais pontos turísticos da Bahia. Localizada na colina sagrada, na cidade baixa, a igreja é palco de uma das maiores festas populares do Brasil: a lavagem do Bonfim. Milhares de baianos e turistas caminham da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, nas proximidades do elevador Lacerda, até o Bonfim, num percurso de cerca de 8 quilômetros, marcado por música e demonstrações de fé. A lavagem do Bonfim, reúne pessoas de diferente crenças e reproduz o ritual de lavagem das escadarias da igreja, realizado pelos negros escravizados, antes da festa do Senhor do Bonfim. No sincretismo religioso, Jesus Cristo está relacionado ao orixá da criação, Oxalá, cultuado pelas religiões de matriz africana às sextas-feiras. A festa acontece na segunda quinta-feira após a festa de Reis, que neste ano será no dia 15 de janeiro. Construída no século 18, para abrigar a imagem de Jesus crucificado trazida de Portugal pelo capitão de mar e guerra Teodósio Rodrigues de Faria, a basílica do Bonfim é o ponto final do festejo que reúne cerca de 2 milhões de pessoas pelas ruas de Salvador.

0Gov-Saude_300x96px.gif