Foi lançada a Fase II do projeto, que visa a ampliação dos investimentos voltados à estruturação do território, à promoção do turismo sustentável e ao fortalecimento da economia local nos seis municípios que integram o Geoparque Seridó.
Reconhecido como Geoparque Mundial da UNESCO desde abril de 2022, a nova etapa é uma parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o Sebrae, que prevê um aporte de R$ 3 milhões a serem usados em 24 meses, distribuídos nas cidades de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.
O território do Geoparque vem passando pelo primeiro processo de revalidação da chancela internacional concedida pela UNESCO, que ocorre a cada quatro anos. Para isso acontecer uma série de critérios relacionados à conservação da geodiversidade, educação ambiental, participação comunitária e desenvolvimento sustentável precisa passar por uma manutenção.
Em entrevista a um jornal local de Natal, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, afirma que o apoio à iniciativa é coerente com o papel da instituição no estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento regional. Nessa mesma entrevista, o superintendente do Sebrae no RN, Zeca Melo, também fala que o novo investimento garante a continuidade dos projetos em andamento e reforça a estrutura do Geoparque diante das exigências internacionais.
A atuação do Sebrae consiste num conjunto de ações que ultrapassa o turismo, integrando cadeias produtivas como mineração, energia, artesanato, agronegócio e economia criativa.
Foto: Isaac Silva