IMG_0131.jpeg
IMG_0141.jpeg Foto divulgação
Compartilhe:

Baianos e turistas estão na expectativa para a lavagem do Bonfim

A Basílica de Nosso Senhor do Bonfim é um dos principais pontos turísticos da Bahia. Localizada na colina sagrada, na cidade baixa, a igreja é palco de uma das maiores festas populares do Brasil: a lavagem do Bonfim. Milhares de baianos e turistas caminham da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, nas proximidades do elevador Lacerda, até o Bonfim, num percurso de cerca de 8 quilômetros, marcado por música e demonstrações de fé.

A lavagem do Bonfim, reúne pessoas de diferente crenças e reproduz o ritual de lavagem das escadarias da igreja, realizado pelos negros escravizados, antes da festa do Senhor do Bonfim. No sincretismo religioso, Jesus Cristo está relacionado ao orixá da criação, Oxalá, cultuado pelas religiões de matriz africana às sextas-feiras. A festa acontece na segunda quinta-feira após a festa de Reis, que neste ano será no dia 15 de janeiro.

Construída no século 18, para abrigar a imagem de Jesus crucificado trazida de Portugal pelo capitão de mar e guerra Teodósio Rodrigues de Faria, a basílica do Bonfim é o ponto final do festejo que reúne cerca de 2 milhões de pessoas pelas ruas de Salvador.

Comentários


0 comentários para "Baianos e turistas estão na expectativa para a lavagem do Bonfim"

Deixe um comentário para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.

Notícias relacionadas


IMG_0088.jpeg
Viagens

Rede hoteleira de Fortaleza tem grande expectativa para o Réveillon

O setor hoteleiro da capital cearense espera manter o mesmo ritmo do ano passado para este final de ano. A expectativa é de ocupar 95% dos estabelecimentos durante o Réveillon. Para a Secretaria de Turismo do Ceará a alta temporada deve levar cerca de 600 mil turistas à Fortaleza, com isso a perspectiva é de injetar recursos na economia local de aproximadamente R$ 4,7 bilhões. Esse cenário representa um crescimento de cerca de 17,5% em relação ao ano anterior A cada ano que passa, esse período tem se consolidado como o mais forte na movimentação e ocupação da rede hoteleira da capital. O destaque vai para o turismo de lazer com a orla da Beira Mar liderando as reservas.

IMG_0175.jpeg
Viagens

Praias do Sergipe estão próprias para banho

De acordo com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), os resultados do controle de balneabilidade das praias de Sergipe, realizado por meio do Laboratório de Análises Químicas e Microbiológicas, atestam que todas as praias estão próprias para banho. Semanalmente, a Adema, realiza coletas e análises em 20 pontos do litoral de Sergipe, sendo nove praias em Aracaju, quatro no litoral sul e sete no litoral norte. Para que uma praia seja considerada própria, o resultado não pode ultrapassar mil colônias bacterianas. Caso alguma alteração seja identificada, os órgãos responsáveis são acionados e a população é informada de forma imediata por meio de boletim oficial. Atalaia, em Aracaju; Saco, em Estância; Ponta dos Mangues, em Pacatuba; Costinha, em Brejo Grande; Atalaia Nova, na Barra dos Coqueiros; e Pirambu, no município de mesmo nome, são algumas das praias mais conhecidas de Sergipe. O estado tem 167 quilômetros de praias.

IMG_0027.jpeg
Cultura

Museu que conta a história da Paraíba é nova opção para turistas

A capital da Paraíba, João Pessoa, tem uma nova atração para turistas e moradores: é o recém-inaugurado Museu da História da Paraíba. Localizado no antigo Palácio da Redenção, na praça dos três poderes, no centro de João Pessoa, o Museu reúne objetos históricos e obras de arte, totalizando 10 exposições. Os visitantes podem ver registros cartográficos dos séculos XVI e XVII, que representam a antiga cidade de João Pessoa, ainda chamada de Frederica, durante a ocupação holandesa. Há também um espaço dedicado à Revolução de 1930, marcada pelo assassinato do então governador João Pessoa e pela ascensão de Getúlio Vargas, e outro espaço dedicado a Ariano Suassuna, além do acervo do Museu de Arte Assis Chateubriand, com obras de Cândido Portinari. O Museu de História da Paraíba funcionaa de terça a domingo, das 09h às 17h. As visitas são em horários fixos: 09h, 11h, 13h e 15h. Para escolas, grupos de turismo ou grupos acima de 15 pessoas é necessário agendar.

IMG_0103.jpeg
Cultura

Museu no Recôncavo Baiano é atração para moradores e turistas

O Museu do Recôncavo, Wanderley Pinho, foi completamente restaurado e reinaugurado. Instalado no antigo Engenho Freguesia, do século XVI, o museu conta com exposições multimídia, iluminação cênica e áreas renovadas. O investimento de aproximadamente R$ 42 milhões, incluiu o restauro das edificações, a urbanização do entorno, a implantação de um moderno sistema de segurança com 136 câmeras e a construção de um novo atracadouro, que permitirá o acesso também pelo mar. Localizado no coração do Recôncavo Baiano, às margens da Baía de Todos-os-Santos, o museu mostra entre casarões e ruínas, obras de arte e registros da escravidão que marcaram o ciclo do açúcar no Brasil. A nova fase, tem foco mais educativo e tecnológico, com foco na valorização das identidades que formaram o Recôncavo.  Quem visitar o museu nos próximos dias, pode conferir a nova exposição temporária “Encruzilhadas” reúne 40 artistas brasileiros e africanos, entre eles Mestre Didi, Pierre Verger, Rubem Valentim e Alberto Pitta. O acervo permanente, com 260 peças históricas, teve 141 itens restaurados, incluindo imagens sacras dos séculos XVII a XIX.

0ce0a01c-9753-48cb-a2c8-2e4eeb2dc7cd.jpeg
Viagens

Alagoas investe na atração de turistas internacionais

A secretaria de turismo de Alagoas, anunciou medidas para continuar crescendo em 2026. Uma das ações é a chegada de novos voos voltados para o público 60+. Serão mais cinco voos fretados da Argentina, na baixa temporada, entre os meses de abril e maio. Alagoas tem feito campanhas mostrando os atrativos do estado para o público acima dos 60 anos, e dessa vez, investe na Argentina, que é o maior emissor internacional de turistas. Os primeiros voos já estão com ocupação de 70 a 80%, mostrando uma grande aceitação dos hermanos.  E ainda para 2026, a secretaria de turismo de Alagoas já garantiu, em parceria com a operadora Hiperviajes e a Azul Linhas aéreas, dois aviões fretados vindos do Uruguai, para o período da semana santa. Em 2025, a ocupação hoteleira, nesse período, foi de 88,21%, de acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis de Alagoas (ABIH/AL), um avanço significativo em relação ao mesmo período de 2024, quando a ocupação registrada foi de 80,2%.

0Gov-Saude_300x96px.gif