A Basílica de Nosso Senhor do Bonfim é um dos principais pontos turísticos da Bahia. Localizada na colina sagrada, na cidade baixa, a igreja é palco de uma das maiores festas populares do Brasil: a lavagem do Bonfim. Milhares de baianos e turistas caminham da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, nas proximidades do elevador Lacerda, até o Bonfim, num percurso de cerca de 8 quilômetros, marcado por música e demonstrações de fé.
A lavagem do Bonfim, reúne pessoas de diferente crenças e reproduz o ritual de lavagem das escadarias da igreja, realizado pelos negros escravizados, antes da festa do Senhor do Bonfim. No sincretismo religioso, Jesus Cristo está relacionado ao orixá da criação, Oxalá, cultuado pelas religiões de matriz africana às sextas-feiras. A festa acontece na segunda quinta-feira após a festa de Reis, que neste ano será no dia 15 de janeiro.
Construída no século 18, para abrigar a imagem de Jesus crucificado trazida de Portugal pelo capitão de mar e guerra Teodósio Rodrigues de Faria, a basílica do Bonfim é o ponto final do festejo que reúne cerca de 2 milhões de pessoas pelas ruas de Salvador.
Foto divulgação